Aula do dia 17/07/13
O iate Teseu
"O amor como principio a ordem como base o progresso por fim."
Antes de começarmos a aula, tivemos uma pequena discussão na classe sobre em que língua pensam as pessoas que são cegas, surdas e mudas. Em que língua será que eles pensam? Como será que eles pensam? Varias duvidas surgiram em minha mente, Pedro, o interprete de Diego nos falou um pouco sobre o tema, que me ajudou a esclarecer um pouco as ideias, no fim eu cheguei a uma conclusão de que essas pessoas podem não pensar em uma língua especifica, mas que elas certamente pensam, pois se não, elas não seriam seres humanos.
Depois disso Eric começou a falar sobre o Positivismo, que estavam falando na sala de aula. E depois comentou uma frase muito interessante "O amor como principio a ordem como base o progresso por fim."
Que é quase o que está escrito na bandeira nacional, só que sem o amor. Alguns dizem que o "Ordem e progresso" tem relação forte com o militarismo, por causa da ORDEM, mais eu já acredito que não seja bem assim, acredito que essa ordem é no sentido de organização, pois para alguma coisa fluir ou progredir é preciso de uma organização bastante planejada. e o amor que é uma coisa fundamental, que a bandeira não traz, mas que é importantíssimo, pois o amor é a origem de todos os outros sentimentos.
Logo depois, Eric passou para a turma mais um texto do livro "O porco filosofo" , que contava a historia de um Iate que foi completamente restaurado e suas antigas peças foram todas retiradas aos poucos e substituídas por peças novas. Depois do Iate ser restaurado, eles decidiram refazer o antigo Iate de Teseu com as peças antigas, depois de tudo feito, os iates ficaram completamente idênticos. Eric nos fez algumas sobre essa historia, a primeira foi, Qual era o verdadeiro Teseu? Bom, para mim os dois são verdadeiros, pois a medida que foi-se colocando as peças no antigo Teseu, aquelas peças novas foram se tornando o Teseu, e depois do trabalho completo o Teseu restaurado não deixa de ser o Teseu, e as peças antigas remontadas também continuam sendo o Teseu, mas eles não são os mesmos, pois as propriedades das peças são diferentes e por outros fatores, pois nada é exatamente igual a nada no universo, cada coisa possui sua essência, independente se ela é viva ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário